postado em 23/03/2020 em SAÚDECampanha de Vacinação

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje (23) em Valparaíso de Goiás - Atenção para os locais de vacinação

Para evitar aglomeração nos postos de saúde, a Secretaria Municipal tirou a vacinação das unidades de saúde e definiu locais arejados, ventilados, amplos e próximos às unidades, como escolas municipais e espaços de Convivência, evitando aglomerados de pessoas

O Ministério da Saúde iniciou na segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio.

Em Valparaíso de Goiás, para evitar aglomeração nos postos de saúde, a Secretaria Municipal tirou a vacinação das unidades de saúde e definiu locais arejados, ventilados, amplos e próximos às unidades, como escolas municipais e espaços de Convivência, evitando aglomerados de pessoas, com atenção inclusive à distância mínima entre uma pessoa e outra.

Essa medida atende ao pedido da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, que visa diminuir o contato de crianças que podem ser portadoras do COVID-19 assintomáticos, entrarem em contato com idosos nas unidades de saúde.

Atenção para os locais

1ª fase: Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde - 23/03 a 22/05

A Secretaria Municipal informa que é importante que não haja uma corrida da população de forma desnecessária, pois cumprirá rigorosamente o cronograma do Ministério de Saúde, atendendo essencialmente os grupos prioritários da campanha.

É importante ressaltar ainda que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás