postado em 09/09/2019 em INFRAESTRUTURALimpeza urbana

Confira como você pode ajudar!

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás realiza diariamente a limpeza em todo o município e, para termos uma cidade bem limpinha, todos precisam colaborar: governo e população.

Do cidadão, que é um dos principais geradores do lixo, à coleta domiciliar e manutenção de vias; da fiscalização à educação ambiental, todos devem se empenhar cotidianamente para que bairros se tornem ambientes mais limpos e higienizados.

A Prefeitura tem feito o seu papel reforçando as ações de roçagem de mato e remoção de entulhos e equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar e da Administração Regional trabalham com afinco para executar serviços de manutenção e limpeza.

O governo também já realizou a distribuição de centenas de lixeiras nas principais avenidas da cidade com o intuito de despertar na população a consciência do quanto é importante o descarte correto destes resíduos. Ação que além de colaborar com o embelezamento da cidade, evita problemas futuros, como doenças causadas por pragas e insetos em decorrência do acúmulo de lixo e água.

O município também tem feito o seu papel na fiscalização periódica de terrenos baldios. Só no ano de 2018, por exemplo, mais de 300 proprietários de terrenos foram notificados em decorrência do acúmulo de lixo e mato.  É importante ressaltar que os proprietários são responsáveis pela conservação dos locais, conforme prevê o Código de Posturas Lei 062/2012. Caso não aconteça, a administração providencia e cobra o valor do trabalho, com acréscimo de multa cobrada junto ao IPTU do ano seguinte.

Lembre-se: você é o primeiro a ganhar com a limpeza, mas é também o primeiro a perder quando promove a sujeira, pois lixo, restos de obra ou de reforma, descartados inadequadamente, entopem bueiros e provocam inundações e doenças. Portanto, ajude você também a cuidar da nossa cidade.

Confira como você pode ajudar:

1- Evite o descarte inadequado de lixo e entulho;

2-Acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados;

3- Coloque os sacos de lixo na porta de casa apenas nos dias e horários da coleta;

4- O material proveniente de sobras de construção ou de uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública;

5- No caso dos terrenos baldios, o proprietário deve mantê-lo sempre limpo, murado e capinado, isento de quaisquer materiais, plantas e animais nocivos à coletividade, conforme determina o Código Municipal de Posturas, Lei Complementar Nº 062, de 04 de julho de 2012;

6- Não jogue lixo ou material inservível, como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos em locais inapropriados. Além de configurar crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar alagamentos e transtornos em períodos de chuva;

7- Para descarte de resíduos sólidos especiais, como pilhas, baterias, computadores, televisores, entre em contato com a Estação de Metarreciclagem de Valparaíso de Goiás (61) 3559-1111;

8- Ruas, praças, esquinas, terrenos, nascentes e rios não são lixeiras. Qualquer que seja o material a ser descartado proceda sempre do modo correto;

9- Se você estiver na rua ou em trânsito, leve os resíduos até encontrar uma lixeira. A prática correta evita danos ao meio-ambiente, minimiza transtornos na cidade e melhora a qualidade de vida para todos;

10- Para denúncias  ligue para a Ouvidoria Municipal

(61) 3627-9595 / 3627-0809;

E atenção, quem for flagrado jogando lixo em local impróprio está sujeito a multa!

Há muitas outras vantagens para todos quando contribuímos com a limpeza do município — Os custos do poder público com a limpeza urbana podem diminuir e, assim, parte dos recursos pode ser aplicada em outras áreas, como saúde, educação, cultura e infraestrutura.

Pense nisso, antes de jogar lixo no chão. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás