ACESSO À INFORMAÇÃO

Banners

Com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. E, apesar das melhorias recentes no tratamento, é inegável que as brasileiras ainda passam por grandes desafios contra essa doença.

 

Para conscientizar a população feminina sobre a importância dos cuidados com a saúde, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Governo de Valparaíso de Goiás, com apoio da Assessoria da Mulher e das Secretarias Municipais, em especial Saúde e Assistência Social, abraça a campanha mundial Outubro Rosa.

 

A iniciativa é simbolizada pelo laço cor-de-rosa, sendo também dedicada à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, assegurando prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

 

A assessora da mulher, Sandra Miranda, acredita que a luta contra o câncer de mama e outros tipos de câncer é de extrema importância. Sandra perdeu a mãe recentemente, vítima dessa doença tão devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia. “Nós sabemos que não podemos  ignorar que em muitos casos a questão do câncer de mama,  por exemplo, acaba evoluindo para uma gravidade em relação à saúde da mulher, por isso, a prevenção ainda é o melhor remédio. O meu pedido é que possamos praticar não só a simpatia, mas a empatia pela causa, se colocar no lugar do outro, e se fosse comigo, como seria? Estamos nessa luta para ajudar outras mulheres. Nós devemos trabalhar o ano inteiro em prol das políticas públicas para que os direitos não sejam violados”, pontuou. 

 

O lançamento da campanha pela Saúde ocorrerá no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), no dia 11 de outubro, às 09h, com palestras e sorteios. As ações dedicadas às mulheres ocorrerão também por meio da Assessoria da Mulher e nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), com programações diversas de segunda a sexta-feira, que envolve atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e  palestras para o público feminino. 

 

Agenda outubro rosa

 

  • 03/10 às 08h30 - UBSF Céu azul 1A (Programação diversa)
  • 10/10 às 14h - Oficinas com gestantes e Palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama - CRAS Céu Azul
  • 11/10 às 09h - Abertura Oficial - CIAM (Caminhada, palestras, sorteios)
  • 18/10 às 15h - Roda de Conversa Saúde da Mulher - CRAS CEU das Artes (Corte cabelo, manicure, designer de Sobrancelha e massagem - público-alvo PBF).
  • 19/10 às 15h - Dia da Beleza - CRAS CEU das Artes
  • 22/10 às 08h - UBSF Céu azul 1B  (Programação diversa)
  • 23/10 às 09h - ESF Parque São Bernardo  (Programação diversa)
  • 25/10 às 13h - Pitstop outubro Rosa - CRAS CEU das Artes
  • 26/10 às 09h - UBSF Cruzeiro do Sul  (Programação diversa)
  • 30/10 às 08h - Ação Global - Praça do Céu Azul (Apresentação cultural, palestras, dia de beleza e sorteios).

 

Valparaíso de Goiás
Fundação: 1995
Aniversário: 15 de Junho
Gentílico: Valparaisense
População: 159.500 hab. (2017)
Área: 61,450 km²
Localização: ver mapa