postado em 02/06/2017 em ADMINISTRAÇÃOCompromisso

Iluminação da BR-040, perímetro de Valparaíso de Goiás, é retomada

A ação de religação da iluminação no trecho que corta o município foi decisão do governo municipal para garantir segurança aos motoristas e pedestres que passam pela Via diariamente

Na noite desta quinta-feira, 01/06, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás reativou a iluminação da BR 040 do trecho que corta o município, que há mais de três anos estava às escuras.

Desde 2014 a falta de iluminação na BR tem causado grande repercussão, manifestações e aumento nos índices de acidentes e violência. Como forma de enfrentar tão complexa situação, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás assumiu a conta do trecho e renegociou os débitos.

A ação de religação, considerada prioridade do governo municipal faz parte da programação de aniversário da cidade, que no próximo dia 15 de junho completa 22 anos.

Segundo o prefeito Pábio Mossoró, após anos de empurra-empurra, os usuários que passam diariamente pela BR-040, terão uma rodovia iluminada. “Quando assumimos o governo pedi ao secretário de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana para priorizar a BR-040. Nossa comunidade sofre com assalto e acidentes de trânsito por falta de visibilidade. Nós que somos gestores estamos sujeitos às críticas e a pagar o preço, mas entre pagar o preço e ver a comunidade mal atendida, nós preferimos pagar o preço. Nós tomamos a decisão de assumir a responsabilidade de religar a iluminação da BR-040, no perímetro que corta o município, sem nos preocupar se a culpa seria de A ou B. Essas pequenas coisas resgatam a credibilidade do nosso povo”, ressaltou.

O secretário Antônio Reis, titular da pasta de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana, destacou que a população clamava diariamente por uma solução. “As luzes apagadas causava um problema grande no quesito segurança. Agora, com a vontade do prefeito Pábio Mossoró em buscar a solução, o município tomou a frente a fim de reconquistar o direito à cidadania e à segurança”, completou.

Segundo o secretário o próximo passo é realizar uma licitação para deixar a iluminação estabelecida 100%, do km 0 ao 7.

Participaram do ato, os vereadores: Ferreira, Maria Neide, Brandão, Flávio Lopes e Paulo Baiano, além dos secretários municipais: Plácido Cunha, Milton Reis, Ricardo Viana, Leonardo Esteves, Jordame Barbosa e Rafael Viana.

Dados sobre acidente de trânsito BR 040 de 2013 a 2015

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que os acidentes de trânsito se tornem a sétima maior causa de morte no mundo até 2030, caso nenhuma medida seja adotada. Na BR 040 estudos apontam um aumento considerável de acidentes do tipo atropelamento e de mortes de 2013 a 2015.  Em 2013, por exemplo, foram registradas 3 mortes e 42 acidentes e, em 2015,  14 mortes e 82 acidentes. (Dados do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Universidade de Brasília sobre Segurança Viária Das Rodovias Federais 020 E 040 Na RIDE-DF).

A expectativa é que, com a religação da iluminação os índices de acidentes diminuam. Equipes da Secretaria de obras trabalham diuturnamente com entendimento da Via 040 para garantir outras melhorias para moradores e motoristas que passam pela BR-040, que inclui a construção de novas paradas de ônibus, estacionamento e adequação de retornos e acessos.

Texto: Juliana Gentila

Fotos: Sérgio Grant