ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 11/10/2018 em SAÚDEOUTUBRO ROSA

GOVERNO MUNICIPAL REALIZA ABERTURA OFICIAL DO OUTUBRO ROSA

Somente no Brasil, o câncer de mama atinge cerca de 156 mulheres por dia

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), ligado à Secretaria Municipal de Saúde,   realizou nesta quinta-feira, 11 de outubro, a Abertura Oficial da Campanha Outubro Rosa.

 

O evento reuniu cerca de 200 mulheres atendidas pela unidade de saúde especializada no atendimento à mulher, além das alunas da Escola Municipal Cora Coralina, que puderam participar de palestras voltadas ao câncer de mama, prevenção, sintomas e tratamento e, a partir de agora, serão propagadoras e multiplicadoras do tema.

 

O secretário de Saúde Dr. Leonardo Esteves, destacou que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais e em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. “O toque é uma ferramenta para que a mulher conheça seu corpo e possa, porventura, detectar alterações nas mamas, dando um alerta para uma investigação mais minuciosa. Porém, como médico ginecologista e obstetra, digo a vocês que o foco não deve ser apenas no câncer de mama, mas na saúde, observando os outros males, como câncer de colo de útero e pulmão, por exemplo. Devemos cuidar da saúde”, destacou. O secretário aproveitou o momento para relatar as melhorias e avanços na saúde municipal.  

 

Com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. E, apesar das melhorias recentes no tratamento, é inegável que as brasileiras ainda passam por grandes desafios contra essa doença. Sandra Miranda, assessora da mulher, acredita que a luta contra o câncer de mama e outros tipos de câncer é de extrema importância. “Outubro Rosa para mim é muito importante, mas não só no mês de outubro, mas sim todos os dias. Perdi minha mãe para o câncer e, por isso, propago o valor da prevenção e, se mesmo com a prevenção a doença nos acometer, que possamos ter força e contar um com os outros para superar”, concluiu.  

 

A diretora do CIAM, Cida Moura, coordenadora do evento, aproveitou o momento para agradecer o empenho do prefeito Pábio Mossoró e do secretário Leonardo Esteves e deixou um recado às mulheres.  “Devemos abrir os olhos para esse mal. Devemos lembrar que o câncer quando tratado inicialmente, tem cura! Cuide da sua saúde mulher”.   

 

Participaram do evento a vice-prefeita de Valparaíso de Goiás, Dra. Zeli Fritsche; o presidente da Câmara Municipal, Alceu Gomes; o vereador Flávio Lopes; os secretários municipais de Assistência Social e Cidadania, Francisco Ribeiro e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Jordame Barbosa. O evento também contou com o apoio do Instituto Sabin.

 

Para conscientizar a população feminina sobre a importância dos cuidados com a saúde, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Governo de Valparaíso de Goiás, com apoio da Assessoria da Mulher e das Secretarias Municipais, em especial Saúde e Assistência Social preparou uma programação especial, que envolve atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e  palestras para o público feminino. 

 

 

 

Agenda Outubro Rosa

 

  • 03/10 às 08h30 - UBSF Céu azul 1A (Programação diversa)
  • 10/10 às 14h - Oficinas com gestantes e Palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama - CRAS Céu Azul
  • 11/10 às 09h - Abertura Oficial - CIAM (Caminhada, palestras, sorteios)
  • 18/10 às 15h - Roda de Conversa Saúde da Mulher - CRAS CEU das Artes (Corte cabelo, manicure, designer de Sobrancelha e massagem - público-alvo PBF).
  • 19/10 às 15h - Dia da Beleza - CRAS CEU das Artes
  • 22/10 às 08h - UBSF Céu azul 1B  (Programação diversa)
  • 23/10 às 09h - ESF Parque São Bernardo  (Programação diversa)
  • 25/10 às 13h - Pitstop outubro Rosa - CRAS CEU das Artes
  • 26/10 às 09h - UBSF Cruzeiro do Sul  (Programação diversa)
  • 30/10 às 08h - Ação Global - Praça do Céu Azul (Apresentação cultural, palestras, dia de beleza e sorteios).

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás 

 

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA