postado em 10/10/2018 em ASSISTÊNCIA SOCIALOutubro Rosa

CRAS do Jardim Céu Azul reúne gestantes para falar sobre prevenção do câncer de mama

A ação do CRAS faz parte da programação do Outubro Rosa

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Jardim Céu Azul recebeu cerca de 40 gestantes nesta quarta-feira (10/10), que acompanharam palestra sobre o tema: “Prevenção ao Câncer de Mama”.  O assunto foi abordado pelo médico cubano Dr. Javier F. Santieslvan.

A ação do CRAS faz parte da programação do Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização abraçada pelo Governo de Valparaíso de Goiás e que tem como objetivo alertar as valparaisenses e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.

Dr. Javier aproveitou o importante momento para informar ao público que os homens também precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres. O câncer que atinge ambos os sexos é basicamente o mesmo. Contudo, somente 1% dos cânceres de mama acontecem no homem.

Santieslvan também  debateu o assunto “amamentação”. Ele destacou que amamentar uma criança garante inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. Segundo uma pesquisa do Centro para Doenças Imunológicas e Microbianas no Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas do Colégio Médico Albany, em Nova York, os hormônios produzidos durante a gravidez podem prevenir esse temível câncer para as mulheres.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é manter o aleitamento materno até os 6 meses de idade ou mais. Isso sugere que, ao prolongar o período de amamentação, a mulher passa a contar com uma série de benefícios, dentre eles a prevenção ao câncer de mama.

Também estiveram presentes na Unidade do CRAS, a enfermeira Karlla, a psicóloga Tamires, da assistente social Iolita, a pedagoga Auxiliadora, o coordenador Felipe, entre outros servidores do espaço público social.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás