postado em 12/06/2018 em CULTURA

Casa da Cultura Mestre Sabá — Um novo Espaço de Cultura em Valparaíso de Goiás

A Casa da Cultura começou suas atividades nesta segunda-feira (11). As inscrições para os cursos abrem nesta terça-feira, 12 de junho

O Governo de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, entregou nesta segunda-feira, 11 de junho de 2018, a sede da Casa da Cultura Mestre Sabá.

O Espaço a função essencial de aproximar à comunidade da cultura, por meio de aulas gratuitas de música, dança, artes marciais, xadrez, informática, oficinas e sala de leitura.

A Casa da Cultura, criada por meio de Lei Municipal Nº 680, de 04 de maio de 2007, recebeu o nome Mestre Sabá em homenagem a uns dos pioneiros e artistas plásticos da cidade “que acreditava na arte como forma de transformação”.

Segundo o secretário de Cultura Ricardo Viana, o novo espaço agora será a marca da cultura no bairro Jardim Céu Azul. “A Casa da Cultura, apesar ter sido criada há anos, chegou a funcionar em um local inapropriado e o projeto grandioso como foi pensado, nunca de fato saiu do papel”, pontuou.

O prefeito Pábio Mosorró, aproveitou o momento para relembrar os embates políticos em sua época de vereador para a permanência da Casa da Cultura.   “Para mim hoje é motivo de alegria. Quando a Casa foi fechada, anos atrás briguei muito porque entendia que fechando o espaço estávamos rasgando o compromisso e a honra do próprio Mestre Sabá e da família, além da oportunidade de aprendizado. De lá pra cá quando assumi a gestão executiva municipal, meu compromisso era implementar de fato esse espaço que é essencial para nossa população”, destacou.

O chefe do executivo municipal aproveitou ainda para fazer um compromisso. “Quero ainda firmar meu compromisso de encaminhar para a Câmara um Projeto de Lei destinando uma área pública para construção permanente da Casa da Cultura Mestre Sabá, porque eu vou passar, mas os bons projetos devem permanecer”.

Fernando, filho do artista Mestre Sabá, emocionado, agradeceu a atenção da gestão. “Hoje a palavra é positiva, a palavra é de alegria, o momento é de comemoração. Quero agradecer o prefeito Pábio, porque ainda quando vereador sempre lutou pela Casa da Cultura e eu tenho esse material registrado! As documentações foram fundamentadas em 2007, mas infelizmente não andou. Hoje depois de muita luta, meu coração está feliz demais”.

As inscrições para os cursos que serão realizados na Casa da Cultura abrem nesta terça-feira, 12 de junho. Quem tiver interesse pode realizar a matrícula na sede cultural, localizada na Rua 65, Qd.87, 2º Etapa Jardim Céu Azul, próximo ao Supermercado Leão.

As modalidades disponíveis são: Karatê,  Krav-Maga, Jiu-Jitsu, Muay thai, Capoeira, Musicalização, Sax, Trompete, Trombone, Produção de áudio, Ballet, Jazz, Zumba e Ginástica laboral.  A expectativa é atender cerca de mil pessoas.

Durante a solenidade foi inaugurado ainda o primeiro Clube de Xadrez do entorno.