postado em 21/12/2017 em MEIO AMBIENTEArborização

Meio Ambiente realiza o plantio de mudas no Córrego Roncador

A ação aconteceu graças a uma parceria com a Saneago. Vilmar Rocha, secretário estadual de Meio Ambiente, estava presente no plantio

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar realizou nesta quinta-feira (21/12), no Córrego Roncador, no Parque Esplanada II, o plantio de aproximadamente 500 mudas de diversas espécies com o objetivo de arborizar várias regiões da cidade.

O secretario Vilmar Rocha, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), estava presente no plantio, além do Prefeito Pábio Mossoró e Rafael Viana, secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar juntamente com sua equipe.

A ação aconteceu graças a uma parceria do município com a Saneago. O córrego do Roncador é o mais importante tributário do Córrego Taquara, suas nascentes localizam-se nas proximidades do limite da RECOR com a Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília, cerca de 700m da BR 251. O elevado nível do lençol freático ocasiona o surgimento de três olhos d’água que vertem em caráter permanente, sobre superfície com declividade fraca, recoberta por cerrado.

O projeto visa à requalificação ambiental do lugar, bem como a recuperação das nascentes do municipio.

O Prefeito Pábio Mossoró, abordou que as ações de preservação ao meio ambiente serão prioridades na gestão. “Quero agradecer a secretaria pelo belo trabalho, cuidar das nossas nascentes e córregos é de extrema importância para um melhor cuidado com a natureza. Destacando também que estamos empenhados em tornar o Parque Ecológico de Valparaíso uma realidade”, destacou.

Segundo o secretário Rafael Viana, o apoio do Governo Municipal foi importante para a realização do plantio. “Queremos uma Valparaíso mais verde e com qualidade de vida. Para isso, precisamos conscientizar a população sobre a importância das árvores e da preservação do meio ambiente. Cuidar dos córregos é de suma importância, e quero aqui agradecer a Saneago pela parceria”, disse.