Parque Marajó recebe abertura do Projeto Técnico Social do PAC II .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Desenvolvimento Social e Urbano
Parque Marajó recebe abertura do Projeto Técnico
Social do PAC II

Parque Marajó recebe abertura do Projeto Técnico Social do PAC II

Publicado em 10/07/2017 às 15:25

Neste sábado, 08 de julho, foi a vez do bairro Parque Marajó receber a abertura do  Projeto Técnico Social – PAC II e plantão social para informações sobre pavimentação.  O evento realizado ao lado do campo de futebol do Parque Marajó, envolveu a população e disponibilizou gratuitamente diversão para a comunidade.

A ação executada pelo município de Valparaíso de Goiás, com recursos do Ministério das Cidades e sob a supervisão e orientação da Caixa Econômica Federal, tem o objetivo atender as famílias beneficiárias do Programa de Aceleração ao Crescimento, por meio da oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional.

O programa será executado de junho de 2017 a maio de 2018 e tem como abrangência as 1.450 famílias dos bairros Parque Santa Rita e Jardim dos Ipês.

No mês de julho serão ofertadas 50 vagas para curso de eletricista, com início nesta quarta-feira, 12 de julho, no CRAS do Santa Rita. O curso tem duração de quatro meses. O projeto prevê ainda outros cursos, como cuidador de idosos, curso de corte feminino e masculino, design de barba, escova, manicure e pedicure, que serão ministrados pelo Senac. As inscrições poderão ocorrem nos plantões sociais todas terças-feiras, de 08h às 12h no PSF do Parque Marajó e das 13h às 17h no CRAS Santa Rita.

Segundo a responsável técnica pelo Projeto, Ana Maria Freire, a participação da comunidade é de suma importância para a eficiência do Projeto, que visa promover o conhecimento, emprego e renda. “Nosso intuito é enriquecer a questão ambiental e conscientizar as famílias sobre a importância da reciclagem. Além disso, abordaremos a questão da alimentação saudável, desenvolveremos ação esportiva com as crianças e adolescentes do Parque Marajó e outros cursos ao longo dos 12 meses de projeto. A ação é riquíssima para melhorar a qualidade de vida social das famílias e proporcionar um futuro melhorar”, destacou.

Programação das atividades do Projeto Técnico Social

Julho de 2017:

Plantão Social (Atendimentos a Comunidades pela Equipe Social).

PSF para Marajó: terças-feiras (8h às 12 horas).

CRAS/Santa Rita: quartas-feiras (13h às 17 horas).

Informando às famílias sobre pavimentação (famílias do Jardim dos Ipês).

Curso de Eletricista (50 vagas). Inscrições nos plantões sociais – 04 meses (ASCPRO).

Agosto de 2017:

Ação esportiva (crianças de 08 a 15 anos) – 08 meses.

Capacitação de multiplicadores (para colaboradores).

Seminário refletindo sobre a localidade (200 pessoas).

Curso de cuidador de idosos (40 pessoas). Inscrições nos plantões sociais – 02 meses e meio (SENAC).

Encontro de educação nutricional (30 pessoas) – 08 encontros.

Setembro de 2017:

Ação Mais Cidadania (Parque Santa Rita e Parque Marajó) – atendimentos das secretarias municipais.

Curso de Assistente de Recursos Humanos (40 pessoas). Inscrições nos plantões sociais – 02 meses e meio (SENAC).

Outubro de 2017:

Curso de corte e escova (40 pessoas). Inscrições nos plantões sociais – 02 meses e meio (SENAC).

Novembro de 2017:

Reunião com os parceiros e colaboradores (Educação Ambiental).

Cursos de Corte masculino e de design de barba (40 pessoas). Inscrições nos plantões sociais – 02 meses e meio (SENAC).

Dezembro de 2017:

Oficina “O Lixo é Luxo” – nas escolas municipais (coleta seletiva e questão do lixo).

Cursos de manicure e pedicure (40 pessoas). Inscrições nos plantões sociais – 02 meses e meio (SENAC).

Janeiro de 2018:

Curso de técnica de depilação (32 pessoas). Inscrições nos plantões sociais – 02 meses e meio (SENAC).

Todos os cursos serão realizados no CRAS do Parque Santa Rita.

Fevereiro de 2018:

Cursos de modelagem de sobrancelhas em hena (24 pessoas). Inscrições nos plantões sociais – 01 mês (SENAC).

Março de 2018:

Palestras de Microempreendedor Individual (60 pessoas – dos cursos do PTS) – SEBRAE.

Abril de 2018:

Pesquisa de intervenção (450 pesquisas).

Maio de 2018:

Encerramento do Projeto Social (para toda a comunidade).

Encerramento dos cursos (para os alunos dos cursos e famílias).

Texto: Juliana Gentila

Foto: Sérgio Grant