CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

Valparaíso de Goiás é um município goiano, essencialmente urbano, que se localiza na região sul do Distrito Federal. Possui uma área de 61.410 Km2 e uma população de 132.982 habitantes (IBGE - Censo 2010).

De acordo com censo do IBGE de 2010, o Município conta com uma população de 132,982, sendo que 4.054 destes vivem em situação de extrema pobreza, o percentual de jovens de 15 a 29 anos é de 29,9%. A população em situação de extrema pobreza (até 70 reais) no município é de 3%.

O compromisso de longa data da Prefeita com as questões de segurança cidadã, desde o princípio de seu mandato como Vereadora, leva a Administração Municipal a propor medidas inovadoras que transforme o ambiente de insegurança vivido pela população no município em um ambiente favorável às boas práticas e ações sociais que previna, principalmente, o envolvimento dos jovens nos atos delituosos, consumo de drogas e crimes de homicídios. Valparaíso de Goiás foi listado entre um dos 400 municípios com maiores números absolutos de homicídios, com taxa de 76,6 homicídios para cada 100 mil habitantes, estando portanto no nível V, o mais alto na classificação. A fim de exemplificar tal situação os dados relacionados aos homicídios no município apresentamos os seguintes dados: a) População de 15 a 29 anos totais no município - 39.709 jovens, com percentual de 29,09% em razão da taxa de mortalidade por homicídios (100 mil habitantes) em 2010; b) Taxa de mortalidade por homicídios de negros de 15 a 29 anos (100 mil habitantes) em 2010 no município foi de 0,31%. c) Total de mortes por agressão de negros de 15 a 29 anos em 2010 por ocorrência no município é de 225.

Portanto, as principais metas no campo da segurança pública são: reduzir os índices de homicídios registrados na cidade, desenvolver políticas públicas de prevenção ao crime, violência e uso de drogas; e desenvolver uma estrutura de segurança pública que possibilite uma atuação mais contundente de prevenção ao crime e resgate da sensação de segurança da população.

 

FINALIDADE DO SEMINÁRIO

Conhecer as experiências exitosas em segurança pública no campo federal, estadual e municipal para a instituição de políticas públicas que possibilite a redução da criminalidade e a construção de um modelo de segurança cidadã para Valparaíso de Goiás.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS DO SEMINÁRIO

  • Proporcionar o intercâmbio e troca de experiências entre renomados profissionais de segurança pública, a sociedade civil organizada e a comunidade em geral;
  • Debater as problemáticas e soluções para os problemas de segurança pública do município;
  • Fomentar as políticas de segurança pública que possam contribuir para o resgate da sensação de segurança no município;
  • Redigir um relatório de conclusão do Seminário sobre os temas abordados que possa contribuir para a elaboração do Plano de Segurança Cidadã Municipal.

 

METODOLOGIA

  • O Seminário será dividido por Painéis com um tema central e cada um será composto por três palestrantes;
  • A coordenação do tempo será efetuada por um moderador que ao final da terceira palestra fará abordagens sobre os temas apresentados, cabendo aos palestrantes explanarem sobre as abordagens efetuadas;
  • Os participantes poderão efetuar perguntas diretamente aos palestrantes conforme o tempo disponível;
  • Ao final do último dia, no período da tarde, os voluntários farão a redação do Relatório de Conclusão do Seminário, cujos itens que constarão do mesmo, serão abordados durante o Seminário.

 

DATA – HORA – LOCAL

Data: de 26 a 28 de novembro de 2013
Horário: das 08h00 às 17h30
Local: Auditório da Faculdade CESB

 

IMPORTANTE

  • O Seminário conterá a carga horária de 20 horas, que poderá ser utilizada como Carga Horária Complementar junto às instituições de ensino, conforme convênio;
  • Os participantes que freqüentarem 75% do Seminário receberão Certificados de Participação;
  • Aos inscritos e participantes serão oferecidos brindes de participação;
  • Os horários das palestras serão respeitados;
  • Será servido lanche durante a realização dos Painéis;
  • A utilização do estacionamento do CESB será restrito às autoridades e Palestrantes em razão da pouca capacidade da área de estacionamento;
  • Os certificados de Participação serão entregues ao final do Seminário e posteriormente na Secretaria de Administração, sito à Rua 7, Lote 1, 1º Andar, na Sala da Assessoria de Segurança (Prédio da loja REGISTRA) – Parque São Bernardo, de frente para a BR 040.

 

CONTATO

Assessoria Especial do Gabinete da Prefeita de Valparaíso de Goiás
Endereço: Rua 01, Quadra 07, Lote A, Parque São Bernardo – Valparaíso de Goiás (Prédio da Loja Registra), de frente para a BR 040
Telefones: (61) 3627-9009 R. 221 / (61) 3629-1145
e-mail: seminariosp@valparaisodegoias.go.gov.br

 

Use o formulário abaixo para se inscrever no seminário de segurança pública. Após preencher as informações e enviar o formulário você receberá um email de confirmação com seu número de inscrição e comprovante para impressão.

 

Formulário para inscrição no seminário
Entre seu nome completo.
Entre sua data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa.
RadDatePicker
Open the calendar popup.
Entre seu endereço residencial completo, com bairro e cidade.
Entre seu telefone para contato.
Entre seu endereço de email. Nele você receberá um email de confirmação de inscrição no seminário de segurança.
Informe o seu nível de escolaridade.
Entre sua área de formação.
Informe a empresa ou órgão público onde trabalha atualmente.
Entre a função exercida no seu trabalho.
Informe qual sua principal necessidade de segurança.
Após preencher o formulário clique apenas uma vez em Enviar e aguarde o processamento.